Agropecuária Iracema apresenta os principais dados divulgados

 

Estamos às portas do início da safra 2023/2024 de cana-de-açúcar no Centro-Sul brasileiro. A partir de Abril, as usinas estarão a todo o vapor, produzindo etanol e açúcar. Para entender um pouco melhor sobre como se desenha este próximo ciclo, a Agropecuária Iracema traz os principais dados divulgados recentemente.

Em linhas gerais,com base em dados já divulgados por empresas especializadas, a Agropecuária Iracema acredita que a safra deste ano poderá recuperar a produtividade. No ciclo anterior, 2022/2023, foram quase 539 milhões de toneladas de cana processadas. Para este, se pretende chegar a até 595 milhões. 

Este otimismo pode começar a ser explicado pelo volume de chuvas, que até aqui se apresenta como dentro da normalidade em grande parte da região Centro-Sul, onde a produção canavieira está concentrada. Com isso, o ATR médio também é previsto superior à safra passada, em torno de 140,6 Kg/t.

Ao se olhar para o mix de produtos, a Agropecuária Iracema observa que a produção de açúcar pode ser beneficiada, mas não ultrapassará a importância que o etanol tem, já que sua competitividade com a gasolina ainda aponta vantagens. Em números, a produção de açúcar deve crescer 5,7% chegando a 35,2 milhões de toneladas; enquanto o etanol deve ter sua destilação aumentada em 4,7%, totalizando 26,5 milhões de metros cúbicos, de acordo com dados divulgados por empresas especializadas

Mas para que todos estes dados sejam concretizados, a Agropecuária Iracema afirma que o setor Sucroenergético deve continuar atento ao cenário interno e externo, principalmente com relação a assuntos que podem fazer estas commodities sofrerem reajustes ao longo da safra 2023/2024.

 

fonte: StoneX Inteligência de Mercado

 

Comunicação corporativa: Edmo Bernardes (16) 3621.1001