A imensidão de terras produtivas no Brasil possibilita a expansão da agricultura responsável e atrelada às questões ambientais. Somente desta maneira é possível desenvolver ainda mais este segmento da economia, responsável por recordes ano após ano na produção.

Uma das ferramentas para que esta expansão da agricultura brasileira aconteça é a diversificação de culturas. Para além do aumento na oferta de alimentos, na criação de novos laços comerciais, de mais emprego e renda, a diversificação também possibilita a melhoria na qualidade do solo.

A melhoria na qualidade do solo é alcançada, porque, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Incaper, a diversificação de culturas na agropecuária “(...) contribui para a melhoria dos aspectos físicos, químicos e biológicos do solo. No cultivo de  diferentes culturas, plantas que exploram o solo com suas raízes em diferentes profundidades, conseguem alocar nutrientes ao longo do perfil do solo. Isso resulta no aumento da matéria orgânica e da biodiversidade de microrganismos e macroorganismos benéficos ao solo”.

 

 

Para a Agropecuária Iracema, uma das empresas referenciais do setor no Brasil, a importância da diversificação de culturas na agropecuária está no fato de que é a partir dela que se fortalece o pioneirismo do campo e a qualidade do que é extraído dele, dando ao Brasil e ao mundo novas possibilidades e maior segurança alimentar.

 

fonte: Incaper

 

Comunicação corporativa: Edmo Bernardes (16) 3621.1001